Afinal, o que são Direitos Humanos e para quê servem?
Os Direitos Humanos são aqueles princípios ou valores que permitem uma pessoa afirmar sua condição humana e participar plenamente da vida.
Tais direitos fazem com que o indivíduo possa vivenciar plenamente sua condição biológica, psicológica, econômica, social, cultural e politica.
Os Direitos Humanos se aplicam a "TODOS" os homens e servem para proteger a pessoa de tudo que possa negar sua condição humana.
Com isso eles aparecem como um instrumento de proteção do sujeito contra todo tipo de violência.
Devem ser reconhecidos e respeitados por todos os homens, em todos os tempos e sociedades.
Servem para assegurar o exercício da liberdade, a preservação da dignidade e a proteção da sua existência.
Trata-se daqueles direitos considerados fundamentais, que tornam os homens iguais, independentemente do sexo, nacionalidade, etnia, classe social, profissão, opção politica, crença religiosa, convicção moral, orientação sexual e identidade de gênero.
Eles são essenciais à conquista de uma vida digna, daí serem considerados fundamentais à nossa existência.
O momento mais importante na história dos Direitos do Homem, é durante 1945-1948. Em 1945, os Estados tomam consciência das tragédias e atrocidades vividas durante a segunda guerra mundial, o que os levou a criar a Organização das Nações Unidas (ONU) em prol de estabelecer e manter a paz do mundo.
Foi através da carta das Nações Unidas, assinada em 20 de Junho de 1945, que os povos exprimiram a sua determinação.
Assim, a 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS que é fundamental na nossa sociedade, pois quase todos os documentos relativos aos Direitos Humanos têm como referência esta declaração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário