quinta-feira, 31 de outubro de 2019

NEM UM ou NENHUM?


Diferenças linguísticas:
O #BCCCV esclarece:

Nem um, expressão formada pela conjunção nem e pelo numeral um, equivale a nem um sequer ou nem um só (ou nem um único). Tem sentido quantitativo quando empregado em frases como estas:
Nem um colega da escola veio na minha festa.
Eu não ganhei nem um brinquedo!
Nem um outro amigo é mais legal do que você!

Nenhum: é um pronome indefinido variável, pois admite flexão de gênero e número (nenhuma, nenhumas, *nenhuns). Equivale a algum, sendo sua forma negativa. Veja os exemplos:
Nenhuma casa resistiu ao tornado.
Nenhuma pessoa compareceu no lançamento do livro.
Dinheiro nenhum é capaz de comprar a felicidade.

Regra básica: pronome indefinido nenhum pode ser trocado por outro equivalente: algum. Nem um, expressão formada pela conjunção nem seguida pelo numeral um, pode ser substituído por nem um sequer ou nem um só. Se você ficar na dúvida, basta seguir a dica. 

*Nenhuns:
Achou estranho, não é mesmo? Pois saiba que o plural do pronome  indefinido nenhum existe, apesar de ser pouco utilizado. Ele deve ser empregado quando o nenhum estiver antes de um substantivo no plural, concordando assim com esse termo. Veja só como ele pode aparecer em uma frase:
Não conheço nenhuns restaurantes nessa região.
Simples era a mobília, nenhuns adornos, uma estante de jacarandá, com livros grossos in-quarto e in-fólio; uma secretária, duas cadeiras de repouso e pouco mais” . (Machado de Assis, Helena).

Atenção!
Existem situações em que as duas expressões podem ser empregadas sem que haja prejuízo para a comunicação nos textos escritos. Isso acontece porque o pronome indefinido nenhum é resultado da aglutinação da conjunção nem com o numeral um. Veja alguns exemplos:
Nenhum aluno reclamou da avaliação de matemática.
ou
Nem um aluno reclamou da avaliação de matemática.

Por Luana Castro
Escola Kids

Nenhum comentário: