Plano de Aula [1ª e 2ª Aulas ] / Ensino Médio /
“Uma boa aula é como uma refeição, quanto mais atraente os pratos
que o professor dispuser sobre a mesa, mais os alunos desejarão saboreá-los”.
____________________________________________________________________________________DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura
PROFESSORA: Lucinéa Wertz
BCCCV: Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência
SLPs: Soldados da Língua Pátria
SÉRIES: 1ª E e 2º D
CONTEÚDO: AMIZADE [Produção Textual combinada com reconhecimento das classes de palavras, em especial o Verbo, bem como, trabalhar a sinonímia das palavras encontradas no texto].
Objetivo Geral: Desenvolver as competências [habilidades + conhecimentos + atitudes], utilizando a linguagem oral, concomitantemente, com a linguagem escrita, de forma adequada, em diferentes situações comunicativas, respeitando os diferentes modos de falar, nos cinco níveis de linguagem.
Objetivos Específicos:
1. Reconhecer e estabelecer relações entre o texto denotativo e conotativo.
2. Levar o estudante à uma interpretação cônscia do texto nos cinco níveis de Linguagem.
3. Compreender e comparar as diferentes opiniões veiculadas ao texto. Trocando os saberes entre os dois grupos coletivos em sala [brasileiros x estrangeiros].
4. Cooperar nas atividades em grupo, respeitando os
colegas, enriquecendo o vocabulário, substituindo as palavras ou expressões do texto por palavras de mesmo significado, ou seja, usando a SINONÍMIA.
5. Compreender e interpretar criticamente as mensagens do texto, posicionando-se como indivíduo inteligível.
6. Justificar afirmações com frases do texto ou com conclusões próprias.
Conteúdos Programáticos ou Competências [Habilidade + Conhecimento + Atitude]:
1. Ler de modo coletivo, adequando-se às situações de comunicação oral, num encadeamento de ideias, manutenção do fio condutor [argumentações e conclusões],não apenas como primeiro momento de uma sequência de atividades, mas contínua.
2. Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face aos argumentos mais consistentes.
Procedimentos Metodológicos ou Metodologia:
1. Aulas expositivas e demonstrativas [entrega do texto, com posterior leitura silenciosa, depois em grupos e em geral].
2. Tarefas de elaboração pessoal e em grupo.
3. Tarefas de resolução de problemas.
4. Indagação o que é amizade e posterior confronto com o Amor.
5. Trabalhar a sinonímia das palavras e cada grupo deve construir o painel sinonímico, pesquisar e fazer no caderno primeiro e depois coletivamente construir o Mega painel.
6. Reflexão sobre o assunto e cada aluno deverá construir o seu texto conotativo: História em quadrinhos - de como cativar alguém, como aumentar a amizade em sala de aula, somos uma comunidade. Devemos respeitar o "DDG": Deveres, Direitos e Garantias Constitucionais".
7. Confeccionar as "CAMISAS DE AMIZADE E DE AMOR" de tnt, para o pequeno Tribunal da Língua Pátria, ou Debate em mesa redonda.
8. Usar técnicas de "AVIAÇÃO textual bcccvista" , onde a mensagem chega mais rápida ao leitor.
9. Usar a virtualidade para montar os "Selfies" de amizade e de amor fraternal , tirados na comunidade escolar, em casa com a família para montar um Mega painel de selfies com suas histórias de amizade e amor fraternal.
Recursos: textos, celulares para as selfies, quadros grandes para exposição dos trabalhos, cartões e presentes que tenham recados de amizade e amor para confeccionar em sala ou em corredor da escola, a passarela da inteligência [trabalhando do belo ao feio e vice e versa - os erros encontrados em cada presente e cartão] etc. * obs.:
descrição dos recursos de acordo com a realidade da escola.
Avaliação
Avaliação contínua através das aulas dinamizadas e pontuações bonificantes [vantagens e desvantagens combinando o progresso do alunado com o da escola com o do BCCCV].
Rio Branco/AC,01 de outubro de 2014.
Lucinéa Wertz/BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário