segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

ACERVO PRECIOSO:


CULTURA:

* O melhor da arte está em um museu


com sede na Universidade de São Paulo.

VOCÊ CONHECE?

Ele abriga o maior acervo de arte moderna e contemporânea brasileira e internacional da América Latina, mas poucas pessoas sabem disso. existe há 42 anos, mas nem todo mundo sabe disso. No espaço que ocupa na Universidade de São Paulo, só tem condição de mostrar 3% das 8.000 obras de arte que abriga - o que é, convenhamos, pouquíssimo.

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) foi criado em 1963, quando a instituição recebeu de Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo), então presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o acervo que pertencia ao MAM, como também obras de sua coleção particular. Depois, somaram-se outras doações particulares, obras internacionais cedidas pela Fundação Nelson Rockefeller e prêmios das Bienais Internacionais de São Paulo.

O início histórico do MAC definiu a primeira coleção especializada em arte do século 20 na América Latina. Uma obra que é resultado da ação de pesquisadores e artistas que lutaram pela criação de um espaço voltado para a arte moderna na capital paulista.

"Hoje, o MAC conta em seu acervo óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais brasileiros e internacionais. São obras de artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Francisco Rebolo, Pablo Picasso, Umberto Boccioni, Joan Miró, Amedeo Modigliani, entre muitos outros".


Nenhum comentário: