Seja feliz - Hoje, Amanhã e sempre!
Estudo da Língua Portuguesa com PREPARAÇÃO VESTIBULAR e outros CONCURSOS. O BCCCV - [Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência] existe para trazer aos jovens uma forma prática e dinâmica de estudar a Língua Pátria: Amando-a; USANDO-A CORRETAMENTE NA ESCRITA E NA FALA - tudo sustentavelmente. RECICLANDO-A nos seus cinco níveis de Linguagem.
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
NATAL É HOJE. Será?
Seja feliz - Hoje, Amanhã e sempre!
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Papai Noel e você:
Será que se pode mesmo dizer:
Feliz...feliz...Natal!
MUDEMOS NOSSAS CONSCIÊNCIAS
E AMEMO-NOS DE VERDADE.<3 b="">3>
INSTRUÇÃO DE MANEIRA DIVERTIDA: o BCCCV FAZ.
Permite adquirir materiais, forjar instrumentos [memória, raciocínio etc.].
Entretanto, o homem que aí se detenha não será, propriamente falando, um homem de cultura".
FOTOS DE UMA ESCOLA NOVA E SOCIAL - O BCCCV da professora Lucinéa Wertz luta por uma EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL E SOCIAL.
Escola Heloísa Mourão Marques por ocasião do SEBINHO LUTA PELA LEITURA/2007
MOMENTO CULTURAL BCCCV [2]:
- Os humanos e os golfinhos são as únicas espécies que copulam por prazer.
- (É por isso que o Flipper está sempre sorrindo? E porque o porco não está incluído nessa lista???)
- De um modo geral, as pessoas têm mais medo de aranhas do que da morte.
- O músculo mais forte do corpo é a língua. (HUmm...).
- O crocodilo não consegue mostrar a língua.
- A formiga consegue levantar 50 vezes o seu peso, puxar 30 vezes o seu, e sempre cai para o lado direito quando intoxicada.
- Os ursos polares são canhotos (Quem descobriu isso?)
- A barata consegue sobrevir por nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome. (Arghhh!!!)
- A pulga consegue pular a uma distância correspondente a 350 vezes o comprimento do seu corpo. É como se um ser humano pulasse a distância de um campo de futebol.
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
MOMENTO CULTURAL BCCCV [1]
- Se você gritar durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, produzirá energia sonora suficiente para esquentar uma xícara de café. (Acho que não vale a pena!).
- Se você soltar pum direto durante 6 anos e 9 meses, produzirá gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica. (Agora sim!).
- A pressão produzida pelo coração humano ao bater é suficiente para espirrar sangue a uma distância de 9 metros.
- O orgasmo de um porco dura 30 minutos. (Tem muita gente querendo ser porco).
CONHECIMENTOS GERAIS:
- Qual a Primeira Cidade do Brasil que recebeu a luz elétrica?
- Qual a Segunda cidade do Brasil que recebeu a luz elétrica e tem nome de juiz?
LEITURA: Captando a mensagem
Captar a Mensagem: O Melhor Começo.
DICAS ESPERTAS DO BCCCV:
- MATAR "A VIDA"
Da Floresta é CRIME!
= Fazer Queimadas.
= Cortar árvores sem repor.
= Pisar na grama e quebrar galhinhos de plantas.
= Estragar o Planeta Terra com LIXO - sem reciclar.
= Estragar o Planeta Água com poluição e desperdício.
E muitos outros crimes ambientais. ( Consultar Leis referentes e CF.)
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
ACERVO PRECIOSO:
domingo, 16 de dezembro de 2007
TERRA: NOSSA CASA.
Não a mesquinhez nem a cegueira nem o conformismo.
Ou pensamos grande ou nossa Terra será cada vez menor, cada vez mais desconfortável e imprópria para a vida.
Uma nova mentalidade, um novo comportamento, novas decisões são tarefas que estão aí para serem assumidas por quem acredita na vida.
#mudançadeConsciências
#mudançadeAtitudes
#GARISNAT _ #Acre em #defesaDavida
ENCICLOPÉDIAS:
Na Europa, livros contendo informações sobre um determinado tema, bem como dicionários de língua, eram escritos desde a baixa Idade Média. No século XIV havia, por exemplo, os dicionários de Artes e Ciências, de Thomas Corneille, considerada como uma das primeiras enciclopédias técnicas do mundo.
Contando com a colaboração de Voltaire, o autor de "Cândido" e um dos maiores filósofos de seu tempo, e de Rousseau, criador do primeiro texto pedagógico moderno, "Emílio", a Enciclopédia foi dirigida por Diderot, autor de "Jacques, Fatalista", e de diversos ensaios filosóficos.
A enciclopédia traduz, ao leitor moderno, a utopia de um século que acreditava piamente no emprego da razão para a solução de todos os problemas do mundo, que desprezava a religião e as superstições e advogava o caminho rumo à futura industrialização e modernidade.
RESPOSTAS DA SEGUNDA REMESSA DE ADIVINHAÇÕES:
- 1. Cigarra e cigarro.
- 2. Rótula e rótulo.
- 3. Cerca e cerco.
- 4. O vento.
- 5. No dicionário.
- 6. Trilhos da estrada de ferro.
- 7. Piano (letra grega PI + doze meses, ANO).
sábado, 15 de dezembro de 2007
O RAP é pop!
A Pérola - história
- Cleópatra, durante um banquete, triturou uma pérola e a engoliu com vinho para impressionar o imperador Marco Antônio. A estilista Coco Chanel sempre preferiu as pérolas, ostentando-as em todas as ocasiões, até mesmo quando montava a cavalo. No cinema, elas encantaram divas como Marlene Dietrich, Theda Bara, Gloria Swanson, Audrey Hepburn, Grace Kelly e Marilyn Monroe. Na forma de batom, o brilho acetinado da gema preciosa foi parar nos lábios de atrizes como Brigitte Bardot e Jane Mansfield.
- Essas e muitas outras informações estão no livro A Pérola - História, Cultura e Mercado (Editora Senac, 184 páginas) , da jornalista Dinah Bueno Pezzolo. Depois de convidada para representar o Brasil no júri internacional do concurso de pérolas Tahitian Pearl Trophy, em 2000; visitar fazendas de perlicultores (cultivadores de pérolas) no Taiti, acompanhar o processo de inseminação, visitar revendedores, ir a leilões e assistir à cerimônia de devolução das pérolas ao mar, a autora decidiu mergulhar fundo no assunto e dividir com os leitores o que aprendeu. " A pérola sempre me fascinou. Enquanto outras gemas brilham, cintilam, aparecem, a pérola ilumina com suavidade, enfeita sobriamente, destaca-se pela nobreza", escreve Pezzolo na introdução do livro.
- O poder de sedução dessa joia, de acordo com a autora, não está apenas na sua beleza rara e discreta. " O surgimento de uma pérola, misterioso nos primórdios da civilização, fazia parte dos milagres incompreensíveis. Sua formação continha certa magia". E tanto é verdade que, na mitologia grega, ela foi relacionada ao nascimento de Vênus, também chamada de Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Na China antiga, acreditava-se que somente a luz do luar tinha o poder de fazê-la crescer. E um dos princípios budistas ensina que "a pérola rola é a transformação do sofrimento em joia". Como informa Pezzolo, o interesse pelas pérolas teve início "não pelo valor material que pudessem ter, mas por motivos espirituais e por seus supostos poderes. A crença mais comum era de que garantiam vitalidade a quem as possuísse".
- Representação da pureza para alguns, comparada a "lágrimas divinas" por outros essa joia também simbolizou nobreza e status, e foi usada ostensivamente por imperadores ("o Código de Justiniano, promulgado no ano de 529 d.C., determinava que as pérolas, assim como as safiras e as esmeraldas, fossem reservadas exclusivamente ao imperador e sua família".
- A Igreja Católica e Ortodoxa Russa foram as que mais utilizaram a gema para demonstrar poder e luxo, adornando diversos objetos e vestimentas usados em cerimônias religiosas. "Durante séculos, os maiores tesouros da joalheria pertenciam às igrejas", conta Pezzolo, que também trabalhou como editora de moda do Suplemento Feminino do jornal O Estado de S. Paulo durante 33 anos.
- Entretanto, se seduz pela beleza e pelo mistério, a pérola também encanta por seu suposto poder curativo. Chineses e indianos foram os primeiros a empregar seu pó com fins terapêuticos. Uma gema natural contém 95% de cálcio, vestígios de materiais orgânicos e sais minerais.
- Ainda hoje, esse pó é vendido no Japão e na China como fonte de cálcio - para manter a vitalidade e a longevidade. Uma poção, chamada aqua perlata, feita com pérolas dissolvidas em vinagre ou suco de limão, é considerada verdadeiro elixir da juventude pela tradicional medicina asiática. Deve ser por isso que o nácar das pérolas está na composição de cremes e outros produtos cosméticos que prometem retardar o envelhecimento da pele.
CoNTOs e LeNDas.
- Lembro-me de uma manhã que eu havia descoberto um casulo na casca de uma árvore, no momento em que a borboleta rompia o invólucro e preparava-se para sair. Esperei bastante tempo, mas estava demorando muito e eu estava com pressa.
- Irritada, curvei-me e comecei a esquentá-la com meu hálito. Eu o esquentava impaciente e o milagre começou a acontecer diante de mim, num ritmo mais rápido que o natural. O invólucro se abria, a borboleta saía se arrastando e nunca hei de esquecer o horror que senti então: Suas asas não estavam abertas e ela se esforçava para desdobrá-las com todo o seu corpinho, que tremia.
- Curvada, por cima, eu a ajudava com meu hálito. Em vão. Era necessário uma paciência para maturação e o desenrolar das asas devia ser feito lentamente, ao sol. Agora era tarde demais. Meu sopro obrigava a borboleta a se mostrar toda amarrotada, antes do tempo. Ela se agitou desesperada e alguns segundos depois morreu na palma da minha mão.
- Aquele pequeno cadáver é, eu acho, o peso maior que tenho na consciência. Hoje eu entendo bem isso: É um pecado mortal forçar as grandes leis. Não devemos nos apressar, não ficar impaciente, seguir com confiança, o ritmo natural da evolução.
Moral: O ritmo natural da evolução da Educação é todos unidos num só barco, fazendo o MeLHor que puder. Não reclamar, não criticar - Perdoar sempre. Somos uma FaMÍLia. MIL transformando o MUNDO da Educação.
FILOSOFIA DAS ESTRADAS:
- Cana na roça é pinga, pinga na cidade é cana.
- Coceira de rico é alergia, de pobre é sarna.
- Estepe e mulher é sempre bom ter de reserva.
- Estrada ruim é que nem mulher boa: cheia de curvas.
- Filho de rico é playboy, de pobre é office-boy.
- Fruta de pobre é cana, claro de açúcar.
- Galinha velha dá bom caldo, mas são as novas que fazem o galo cantar.
- Nas curvas do teu corpo capotei meu coração.
JORNAL:
COINCIDÊNCIAS DE CALENDÁRIOS:
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
É bom saber! A PRIMEIRA MULHER SOLDADO.
Entretanto não só os homens deram provas de grande coragem. As mulheres também foram admiráveis nos momentos de luta, de dor ou de sofrimento. A mulher brasileira sempre foi patriota. E o Brasil tem tido muitas heroínas. Quem ainda não ouviu este nome: MARIA QUITÉRIA? Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi a primeira mulher soldado do Brasil. Em 1822, nosso povo lutava pela Independência de nossa Pátria. A baiana Maria Quitéria vestiu-se de homem e foi ser soldado num regimento chamado "Voluntário do Príncipe Dom Pedro". Essa moça enfrentou o inimigo com uma coragem admirável. Em 1823, em Itapoã, ela tomou de assalto uma trincheira inimiga. O Imperador D. Pedro I, em sinal de admiração, deu-lhe a medalha do Cruzeiro do Sul e o posto de Alferes.
PaSSaTeMpO:
PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA:
<--- br="">
Como flores desabrocham os pensamentos,
às centenas, cada dia
deixa que floresçam.--->
<--- br="">
Deixa cada coisa seguir o seu curso
Não perguntes o que ganhas com isso
É mister que haja o jogo--->
<--- br="">e a inocência
e muitas flores,--->
<--- br="">
pois de outro modo o mundo
seria pequeno demais para nós,
e a vida perderia a graça.--->
<--- br="">
---> <--- br="">
(Hermann Hesse, Prêmio Nobel de Literatura
Revista Grande Sinal, maio - junho,1999.)--->
O LIVRO:
O seu MELHOR AMIGO não é o cão, e sim o LIVRO que lhe traz INFORMAÇÃO.
DEVORE-O!
HISTÓRIA DO LIVRO:
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
NOMES DE BATISMO:
ALGUNS NOMES DE BATISMO REGISTRADOS EM CARTÓRIO: <------- ul="">------->
Fonte: Nomes para seu filho; exóticos, românticos, poéticos, marcantes.
Suplemento integrante da revista Cláudia, n. 284.
GUTIGUTI:
Você já viu um joão-de-barro? O que sabe sobre esse pássaro?
PaLavRas!
*)*)*)>> Não nos podem ensinar nada cuja idéia não tenhamos já em nossas mentes.
- (Leibniz)
">">">> O conhecimento não deve ser vertido na alma como se fosse licor, mas deve ser incitado e gentilmente extraído de seu interior; não para que a mente se encha com ele de fora para dentro, como uma vasilha, mas para ser inflamada e despertada.
(Cudworth)
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
O MÁGICO e o CAMUNDONGO.
JORNALIVRO
com Laison na Escola Heloísa Mourão Marques com a professora Lucinéa Wertz
<---- div="" style="text-align: justify;">
---->