A língua portuguesa é bem traiçoeira e, por isso mesmo podem surgir algumas dúvidas na hora de escrever algumas palavras. Uma das palavras que está mais susceptível a erros ortográficos é a palavra jeito. A grafia correta deste vocábulo é com j, mas por vezes as pessoas acabam por escrever de forma errada com g. A dúvida em relação à utilização do g ou j nas palavras é frequente, mas neste caso a grafia correta é mesmo jeito.
1
Para acabar de vez com esta dúvida, saiba que a forma correta de se escrever a palavra é JEITO. A palavra geito está errada e não existe.
2
Devemos utilizar a palavra jeito sempre que nos quisermos referir à habilidade, capacidade, maneira de alguém para fazer alguma coisa ou da aparência de algo. Além disso, a palavra pode ainda significar boas maneiras, um gesto, uma torcedura em um tendão ou músculo e até cautela.
Entre os sinônimos da palavra jeito podemos encontrar costume, aparência, arranjo, gesto, maneiras, cuidado, habilidade, aptidão, aspecto, solução, forma, entre outros.
3
Esta dúvida é bastante comum e ela surge devido à similaridade fonética do "g" e "j". A isto se chama de homofonia, ou seja, são palavras que se pronunciam ou soam igual, mas que se escrevem de forma diferente. No entanto, neste caso a palavra "geito" não faz sentido porque não existe.
4
Mas então, como vamos saber qual a maneira correta de escrever a palavra em questão? É muito simples! Basta você seguir a seguinte regra da língua portuguesa:antes do ditongo ei utiliza-se a consoante j. Claro que existem algumas exceções como os vocábulos passageiro, ligeiro ou estrangeiro.
5
Para entender melhor, vamos ver alguns exemplos:
- A Jaqueline não tem jeito para cantar.
- Hoje no jogo dei um jeito no pé.
- Não fale desse jeito comigo.
- Quando cheguei junto dele, fiquei sem jeito.
6
Como viu a palavra jeito pode ser usada em diferentes sentidos, mas agora que você já sabe a regra que contamos para você não tem como errar: é JEITO e não geito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário