sexta-feira, 7 de novembro de 2014

REDAÇÃO: COMO FAZER E O QUE SE EVITAR


A. INTRODUÇÃO 
Pode-se começar uma redação fazendo uma afirmação, uma declaração, uma descrição, uma pergunta, e de muitas outras maneiras. O que se deve guardar é que uma introdução serve para lançar o assunto, delimitar o assunto, chamar a atenção do leitor para o assunto que se vai desenvolver. 
Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar o leitor. Se for pedido trinta linhas, aconselha-se a que o aluno use de quatro a seis para a parte introdutória. 

DEFEITOS A EVITAR 

I. Iniciar uma ideia geral, mas que não se relaciona com a segunda parte da redação. 
II. Iniciar com digressões (o início dever ser curto). 
III. Iniciar com as mesmas palavras do título. 
IV. Iniciar aproveitando o título, com se este fosse um elemento da primeira frase. 
V. Iniciar com chavões 
Exemplos: 
- Desde os primórdios da Antiguidade... 
- Não é fácil a respeito de... 
- Bem, eu acho que... 
- Um dos problemas mais discutidos na atualidade... 

B. DESENVOLVIMENTO (meio, corpo) 

A parte substancial e decisória de uma redação é o seu desenvolvimento. É nela que o aluno tem a oportunidade de colocar um conteúdo razoável, lógico. Se o desenvolvimento da redação é sua parte mais importante, deverá ocupar o maior número de linhas. Supondo-se uma redação de trinta linhas, a redação deverá destinar de quatorze (14) a dezoito (18) linhas para o corpo ou desenvolvimento da mesma. 

DEFEITOS A EVITAR 

I. Pormenores, divagações, repetições, exemplos excessivos de tal sorte a não sobrar espaço para a conclusão. 

C. CONCLUSÃO (fecho, final) 

Assim como a introdução, o fim deverá ocupar uma pequena parte do texto. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas. 
Na conclusão, as ideias devem propor uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão. 
Se alguém introduz um assunto, desenvolve-o brilhantemente, mas não coloca uma conclusão: o leitor sentir-se-á perdido, estupefato. 

DEFEITOS A EVITAR 

I. Não finalizar (é o principal defeito) 
II. Avisar que vai concluir, utilizando expressões como "Em resumo" ou ''concluindo''


        BCCCV esclarece:

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