Leituras cheias de curiosidades e aventuras:
As aulas começaram e lá vai começar tudo de novo, é fato, mas nem por isso é preciso largar o prazer da leitura. Afinal, enquanto os professores não passam os livros para leitura, você pode ir se deleitando com histórias legais. Nossa primeira dica é O pequeno livro, Marcelo Cipis. Em O pequeno livro, Marcelo Cipis produz uma releitura de personagens que percorre desde clássicos da literatura a tipos sociais, imaginados ou reinventados. Das palavras e ilustrações do autor surgem situações fantásticas, fazendo emergir um universo único no qual a realidade não é mais como nós sempre a vimos, mas sim um mundo novo, criado pela imaginação de Marcelo Cipis.
na sequencia a dica é a obra Inferno no colégio interno, de Lemony Snicket, ilustrado por Brett Helquist. Nada de aventuras emocionantes com final feliz: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são legais e inteligentes, mas a vida deles está repleta de má sorte e infelicidade. Em Inferno no colégio interno, os três irmãos enfrentam caranguejos, provas hiper-rigorosas e os castigos de um internato.O colégio se transformou em mais um desastroso episódio de suas vidas horríveis. Desta vez, eles precisam escapar de fungos gotejantes e assistir a recitais de violinos, além de entender o complicado sistema métrico e suportar os exercícios de D.O.R.Violet, Klaus e Sunny têm o poder de atrair desgraças. Quem gosta de histórias alegres não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois as histórias dos Baudelaire são sempre uma desventura pior do que a outra. Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.
Por fim, um livro bastante didático para as crianças, Tem uma semente na barriga da mamãe, de Christiane Gribel. História de Christiane Gribel é contada em primeira pessoa por uma garotinha: Outro dia eu notei uma coisinha esquisita na mamãe. Ela estava com a barriga parecida com a do papai. Ao ser indagada pela filha sobre o tamanho da barriga, a mãe explicou que o pai tinha posto uma sementinha ali. A menina, a partir daí, usa a imaginação e cria várias hipóteses sobre do que seria a semente. A narrativa, criativa e bem contada, ainda ganha com as ilustrações em bricolage que convidam a uma leitura prazerosa em busca da resposta: De onde vêm os bebês?
Nenhum comentário:
Postar um comentário