Grande artista e suas obras:
Um ícone italiano do Renascimento, um gênio reconhecido pelas suas esculturas e pinturas no mundo inteiro. Nascido em 6 de março de 1475, em Caprese, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni foi um famoso escultor, pintor, poeta e arquiteto italiano, um grande mestre das artes na Itália. Um dos grandes gênios de todos os tempos, e contemporâneo de nomes como Leonardo da Vinci e Botticelli, Michelangelo tem entre suas obras mais famosas a “Pietá”, “O Juízo Final”, “A Criação do Homem”, “Davi” o “Teto da Capela Sistina”.
Desde criança, o menino sempre se interessou por desenho e aos 13 anos tornou-se aprendiz no estúdio de Domenico Ghirlandaio, em Florença. Por volta de 1489 entrou na escola de escultura de Lourenço de Medici.
E foi o Papa Júlio II que o convidou a reconstruir a Catedral de São Pedro e a edificação de seu mausoléu, em 1552. Pouco reconhecido como poeta, Michelangelo escreveu o livro “Rimas”.
Sobre o seu ofício de esculpir em mármore, Michelangelo costumava dizer que a figura estava presa no mármore e que ele apenas a libertava. Era um aficionado pela anatomia e, secretamente, dissecava os corpos e os estudava, em um período que tal atividade era proibida.
Morreu em Roma, aos 89 anos, em 18 de fevereiro de 1564, sendo enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário