--- Como se escreve: as Centrais Elétricas do Brasil será... ou serão...? No caso do singular, como uso habitualmente, por entender que (Centrais Elétricas do Norte do Brasil) substitui (a empresa), ou no plural e por quê? A.C., Brasília/DF
Neste caso deve-se usar o artigo e o verbo no plural:
As Centrais Elétricas do Norte serão responsáveis por eventual dano.
Foi noticiado que as Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc promoveram alterações no design das faturas.
Por quê? Porque neste caso existe uma designação que impõe o emprego do artigo no plural, ou seja, há um substantivo – Centrais – que serve para designar ou nomear a entidade de que estamos falando e com o qual se faz a concordância, mesmo que se refira a uma empresa só. O gramático Napoleão M. de Almeida diria que “já existe uma especificação determinante de atividade de pessoa jurídica, especificação que nos obriga a concordância em gênero e em número”. São casos semelhantes:
Vou comprar uma geladeira nas Casas Bahia.
As Casas Pernambucanas tiveram seu auge na década de 70.
Microempresas do Rio Grande do Sul produziam para as Lojas Alfred.
É diferente a situação quando 1º) nós nos referimos apenas ao nome próprio (que estiver no plural) de um empreendimento ou organização jurídica deixando de lado a indicação ou especificação de sua atividade (como editora, companhia); 2º) essa especificação no plural (joias, consórcios, tecidos, móveis) faz parte do nome-fantasia da empresa e vem em segundo lugar. Vejamos dois exemplos de cada tipo:
A Autores Associados, de Campinas, fará o lançamento de seu livro.
[= a Editora Autores Associados]
Seu avô trabalhou muitos anos para a Melhoramentos.
[a Companhia Melhoramentos]
Fez a vitrine para a Guta Joias, que vai inaugurar uma filial.
A Gulliver Consórcios, empresa muito dinâmica, está buscando a adesão de novos consorciados.
Ainda quanto às empresas de energia, deixe artigo e verbo no singular se usar apenas a sigla:
A Celesc vai aumentar o número de linhas instaladas.
--- A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo tem um programa intitulado “Programa de Eficientização Energética”, ou seja, serão realizadas diversas atividades com o objetivo de fazer com que as indústrias saibam como reduzir o consumo de energia. Pergunto se o termo “eficientização energética” estaria correto. C. M. S., São Paulo/SP
Falar ou escrever “eficientização energética” é correto, sim. A língua nos faculta a criação de neologismos para satisfazer uma necessidade de comunicação, se já não houver palavras antigas e mais expressivas com esse fim e desde que atenda aos princípios que regem a formação de palavras do nosso léxico.
Eficientização (na mesma linha de “otimização”) deriva de “eficientizar” (eficiente + sufixo izar), que significa “tornar eficiente” [o consumo de energia]. Não é isso o que se pretende?
* Maria Tereza de Queiroz Piacentini
Nenhum comentário:
Postar um comentário