A Literatura no Enem compreende a articulação entre os recursos expressivos
e estruturais do texto literário e o processo social
relacionado ao momento de sua produção.
Em se tratando da prova relacionada a essa área do conhecimento – a Literatura –,
você primeiramente precisa se conscientizar de que ela, assim como toda arte, é
uma transfiguração do real, isto é, a realidade recriada por meio do espírito do artista
vivendo em seu tempo.
Sendo assim, o artista, de acordo com sua ideologia, submetido a um contexto histórico,
político e social, realiza um trabalho especial, cuja matéria-prima é a própria palavra.
Dessa forma, torna-se evidente que em todo esse “manejo” predomina tão somente a
função poética da linguagem, na qual a intenção do emissor, no caso o artista, é
voltada para a própria mensagem, seja na estrutura ou na seleção e combinação
das palavras, de forma a atingir plenamente seu objetivo “artístico”.
Com base nesses pressupostos, você terá condições de entender alguns dos objetivos
referentes ao processo pelo qual irá passar, uma vez que é esperado que o aluno
demonstre seus conhecimentos relacionados ao campo da Literatura, tendo em vista
a capacidade de:
- Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando
textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização,
estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
- Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto histórico, social e político.
- Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de
construção do texto literário.
- Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e
permanentes no patrimônio literário nacional.
Torna-se importante ressaltar que tais objetivos estão intrinsecamente relacionados
ao objetivo maior do Exame Nacional do Ensino Médio, que é – em vez
de conduzi-lo a memorizações mecanicistas de conceitos – fazer com que você
entenda acerca da aplicação dos termos e suas funções na língua. Vejamos, pois,
como na prática isso funciona, partindo do exemplo de uma questão referente ao
exame realizado no ano de 2009:
Cárcere das almasAh! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!
CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura /
Fundação Banco do Brasil, 1993.
Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no
poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são:
A- a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.
B- a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.
C- o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.
D- a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.
E- a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de
temas do cotidiano.
Confira a resolução comentada do Brasil Escola acerca da questão
em evidência:
A questão em evidência tem como verdadeira a alternativa “c”, pois,
ao retratar sobre a questão do refinamento estético, ela se refere à
construção formal, ora caracterizada pelo soneto, uma forma fixa que
relembra os padrões clássicos, bem como a temática que reflete a
ideologia simbolista, representando a crise de consciência do ser
humano, levada às últimas consequências em função do contexto
histórico pertencente à era em voga, ou seja, o Simbolismo.
Para manter-se informado e, sobretudo, “preparado” para obter um bom resultado
na prova de Literatura, eis algumas dicas dos conteúdos que provavelmente serão
cobrados. Aproveitando o momento, confira também sugestões de links nos quais
poderá obter mais informações, ampliando assim seu conhecimento:
O Texto Literário
As Funções da Linguagem
As Principais Relações entre Textos
Estrutura do Texto Narrativo
Narração
Figuras e Efeitos de Linguagem
Intertextualidade e Apropriação
O texto poético
Poesia e metalinguagem
Estéticas literárias (estilos de época)
Literatura de informação
Barroco
Barroco no Brasil
Neoclassicismo
Arcadismo no Brasil
Romantismo
Características do Romantismo
Realismo/Naturalismo
Realismo no Brasil
Naturalismo
Parnasianismo
Parnasianismo no Brasil
Simbolismo
Simbolismo no Brasil
Pré-simbolistas
Modernismo e tendências contemporâneas
O Modernismo no Brasil
Modernismo no Brasil 2ª fase
A Semana de Arte Moderna
Artistas da Arte Moderna
Grupos e tendências modernistas
Geração de 1930
Geração de 1945
Tendências contemporâneas
Concretismo
Concretismo no Brasil
Sintetizando, espera-se que você, caro (a) aluno (a), mediante tais elucidações,
saiba aplicar de forma plausível seus conhecimentos, analisando todas as questões
com a máxima atenção e atentando-se para as evidentes articulações entre os
recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado
ao momento de sua produção.
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