PROJETO DE VIDA...
Jovem, onde está o seu projeto de vida?
Muito se comenta: - a adolescência e a juventude são as fases nas quais a pessoa se dá conta de ter um nome, uma identidade, uma intimidade original e irrepetível. Ela se pergunta e analisa: Quem sou eu? Como posso ser eu mesmo? Ela também se observa com os olhos dos outros, confronta o seu projeto com os projetos mais ou menos verdadeiros, realistas, realizados ou falidos que os adultos elaboraram para si mesmos; faz um primeiro balanço das próprias possibilidades e dos próprios limites para escolher uma profissão, uma escola ou uma vocação, antecipando com a imaginação do hoje aquilo que gostaria ou poderia ser amanhã.
Entre os fatores mais construtivos da personalidade em evolução e a experiência do projeto de vida, aquele eixo central em torno ao qual gira toda a existência. O projeto de vida está apoiado nas respostas dadas às questões chaves da vida da pessoa: Eu, quem sou? O que posso e quero ser? Que homem ou mulher pretendo (realizar) ser? Que sentido tem a vida? Que lugar quero ocupar na sociedade e na Igreja?... Ele não é uma experiência facultativa (movida pelo gostar): sem projeto a identidade será capenga e marcada por lacunas.
O projeto de vida não é algo pré-estabelecido, pré-fabricado; não é um trilho obrigatório... É, ao contrário, um conjunto de valores nos quais a pessoa acredita; representa a tensão contínua na direção do futuro, o princípio unificador das experiências; o motor do crescimento. No princípio, o projeto de vida é só uma hipótese, uma imaginação, um convite; depois torna-se uma opção vital; e, enfim, uma energia que orienta na direção do ideal de vida, estimulando a sua realização.
Ter e ser fiel a um projeto de vida significa ir ao encontro da esperança, ter confiança na vida, nos outros... Significa não andar em zig-zag e "pular de galho em galho" conforme as oportunidades do momento.
Quando um adolescente ou um jovem não assume um projeto de vida, facilmente será dominado pela preguiça, pela preocupação da tranquilidade, pela lógica do prazer, da incapacidade de mudanças, do medo pelo futuro, deixando-se levar pelos "slogans" e modismos...
JOVEM, QUAL É O SEU PROJETO DE VIDA?????????
Nenhum comentário:
Postar um comentário