----->>>>Estudar corresponde a trabalhar. É trabalho duro, penoso e exaustivo. Exige empenho responsável e dedicação generosa. Pressupõe sacrifícios e escolhas conscientes. Quem de fato quer estudar deve estabelecer uma hierarquia de valores em sua vida. E para não perder de vista a realidade concreta, convém que sempre se lembre de que um estudante pode ser comparado a um operário. Ele é igualmente sujeito a horários de trabalho, a tarefas indicadas, a controles e verificações de qualidade. Seria irreal distanciar-se dessas comuns exigências do mundo do trabalho, apesar de saber que, como estudante, ele pertence ao pequeno grupo de privilegiados, de operários em condições de trabalho excepecionalmente boas.
----->>>>O estudo é eficaz quando se torna significativo, isto é, quando os novos conhecimentos e informações são assimilados pessoalmente e confrontados e integrados no complexo de conhecimentos já existente, podendo ser reutilizados em outras situações. Assim, o estudo contribui para a formação integral da pessoa e de sua maturação plena.
----->>>>Estudar é um verdadeiro trabalho, com suas alegrias, satisfações, cansaços e decepções. Requer um comportamento empenhativo. Técnicas e acompanhamento metodológico podem tornar o estudo mais eficiente, mais produtivo, mais fecundo, mas será sempre um esforço que implica fadiga e dedicação. Tudo isso podemos qualificar como "estudiosidade", virtude indispensável ao estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário