quinta-feira, 30 de julho de 2015

Rapidinha DE PORTUGUÊS [V]


RÉCORDE ou RECORDE?!?


--- Gostaria de saber como devo escrever e pronunciar a palavra recorde: como paroxítona ou proparoxítona? Maria Nair de Souza Resende, Uberaba/MG






 
A sua dúvida faz sentido, pois se ouvem as duas pronúncias no Brasil. Uma, à inglesa: récorde; outra, com base na grafia aportuguesada como paroxítona: recorde.

 O dicionário Houaiss 2009 registra, no verbete recorde, a variante recorde. 
 
Em dicionários mais antigos encontrei somente a grafia do inglês, por exemplo: “RECORD, s.m. Do ingl. Ato desportivo, verificado e registrado por personalidades ou associações desportivas competentes e que excede tudo o que foi precedentemente feito no mesmo gênero” (Laudelino Freire, 1957).
 
Por pressão social, repórteres de televisão e rádio assim como falantes em atos oficiais estão cada vez mais usando a forma paroxítona, embora ainda possa causar certa estranheza nos ouvintes, provavelmente pelo fato de a palavra “recorde” nos reportar ao verbo “recordar” (recorde = lembre). Se o inglês ticket foi aportuguesado conforme absorvido pelos falantes de português, isto é, tíquete, assim com acento indicativo de proparoxítona, por que não se oficializa, afinal, a grafia récorde?



Maria Tereza de Queiroz Piacentini

FORMAS VERBAIS: SOLICITAMOS-LHE, VAMO-NOS

--- Qual a forma correta, desse e demais verbos semelhantes: contatemo-nos ou contatemos-nos? Essa forma verbal possui o “s” ou não? Gustavo Oliveira, São Paulo/SP

--- Em nossas correspondências oficiais, é comum o uso do plural majestático. Nesse caso, eu devo escrever solicitamos-lhe, encaminhamos-lhe, ou, como sugere o corretor ortográfico do computador: solicitamo-lhe e encaminhamo-lhe? Maria Inêz, Belo Horizonte/MG
--- Gostaria de informações acerca do uso dos pronomes no, na, nos, nas, lo, las etc. Qual seria a forma correta: Manoel amou intensamente seus filhos, dava-lhes apoio irrestrito e pequenos gestos faziam-nos fortes ou faziam-os fortes (no sentido de fazer eles fortes). Antônio Silveira Neto, Campina Grande/PB



O BCCCV informa:

A melhor orientação: escreva encaminhamos-lhe o documento, solicitamos-lhes as fotos, fizemos-lhe um favor, com o S da desinência mos antes do pronome lhe. Elimine o S com os oblíquos nos e lo(s) apenas: vamo-nos, encontramo-nos, amamo-lo, temo-lo [temos + o].
O corretor ortográfico deve ter se baseado numa regrinha que genericamente diz: “A desinência pessoal mos perde o s antes de formas pronominais enclíticas”, sem especificar quais pronomes repelem o s. Ao mesmo tempo, como assegura Napoleão Mendes de Almeida, “gramaticalmente não se pode dizer errada a forma ‘queixamos-nos’. Se outro, no entanto, é o uso geral, explica-o a facilidade, ou melhor, o hábito da pronúncia, o qual regula a omissão ou não do ‘s’ final nos diferentes casos”.
Também confirmam a supressão do s somente antes de nos, “por eufonia”, autores como Laudelino Freire, Celso Pedro Luft, Vasco Botelho e Eduardo Carlos Pereira. 
Quanto aos pronomes enclíticos o, a, os, as, sua forma depende da terminação do verbo:
>> Altera-se para lo, las, los, las quando a forma verbal termina em R, S, Z, como deixar, contatemos, faz, caindo essa consoante na nova composição: vamos deixá-lo em casa / contatemo-los agora / fá-los bem feitos.
>> Altera-se para no, na, nos, nas quando o verbo termina em som nasal: dão-no / põe-na / mostram-nas / fazem-nos
Portanto, a frase do leitor Antônio fica assim: “pequenos gestos faziam-nos fortes”. Mas  há um probleminha com o nos em tal situação verbal: pode-se confundir o objeto direto (é a primeira ou a terceira pessoa do plural?). O fato chamou minha atenção quando vi uma cena de perseguição num filme antigo, em que um dos líderes clamava: “Sigam-nos, sigam-nos!” Não dava para saber se ele queria dizer sigam a nós ou sigam eles (aos que estavam à frente).

[Maria Tereza de Queiroz Piacentini]


quarta-feira, 29 de julho de 2015

RAPIDINHA DE PORTUGUÊS (IV)

A CURTO, MÉDIO OU LONGO PRAZO
 

O BCCCV informa:

Dentro do espírito de concorrência das preposições em e a  temos três possibilidades de uso:
 
Sentiremos as consequências a médio prazo.
No longo prazo, o mal que a reeleição vai produzir é coisa muito séria.
Nossas finanças estarão recompostas em curto prazo.
 
Embora as três formas sejam válidas, as expressões correntes são a curto prazo e a longo prazo, como registra o Houaiss

Não há razão para certo corretor ortográfico sugerir apenas “em” curto prazo e “em” longo prazo. Eis mais evidências de que é muito comum, na língua portuguesa, a preposição em comutar com a
 
Vende-se a quilo / em quilo.
 
Eles tocam a 4 mãos / em (com) 4 mãos.
 
A favor do vento / em seu favor.
 
Parou à frente / na frente / em frente da escola.
 
Àquela altura / naquela altura dos acontecimentos.
 
Àquela época / naquela época... 

Maria Tereza de Queiroz Piacentini

A DOMICÍLIO ou EM DOMICÍLIO?

--- Qual a forma correta da seguinte locução encontrada comumente nos anúncios publicitários: entregamos a domicílio ou entregamos em domicílio? L. C., Salvador/BA

--- A frase correta é: entrega em domicílio ou entrega a domicílio? Ariana de Oliveira Terceiro, Santa Quitéria/CE
 



O BCCCV informa:

Dizer entrega a domicílio é tão válido quanto entrega em domicílio. A divisão “certo” e “errado” em termos de língua é relativa. 
Em domicílio é o certo segundo a gramática normativa, porque “entregar não é verbo de movimento” (se bem que a mim dá a ideia de movimento, sim, igual a levar, a ir até o domicílio para fazer a entrega) e porque se diz “entrega em casa”. 

Este último argumento é falho porque também se diz “cheguei em casa” embora continue sendo “cheguei à conclusão”.

A domicílio é o certo no português brasileiro não padrão e até mesmo no português-padrão (culto), pois é assim que se expressa a maioria das pessoas de escolaridade completa.
 
A regra purista, conforme registra o dic. Houaiss, é usar a domicílio com palavras que indicam movimento (levar roupa, mandar o lanche, enviar bilhetes, trazer uma pizza, ir até a casa) e em domicílio quando sem movimento (dar aulas, cortar cabelo, fazer a unha/comida/consertos na casa da pessoa). Em resumo: entregar em domicílio e levar a domicílio

No entanto, a prática indica que essa diferenciação está ultrapassada, pois o uso mais comum é a domicílio em ambos os casos. 
 
Estudos de filologia mostram a grande variedade de uso da preposição A, indicando que equivale a “em” nalgumas expressões avulsas e concorre com “em” noutras, como nos dias do mês [a/aos ou em 29 de maio]; ademais, “em algumas locuções designa o modo” [a cavalo, às pressas]. Não se pode pensar que a domicílio designa modo – o modo de entrega? 
 
Essa tendência ao emprego do A não ocorre somente no português. Ao assistir ao filme “O filho da noiva” observei que, na caixa da pizza que o casal havia solicitado, estava escrito Entrega a domicilio – isso na Argentina. Amiga minha que mora na Espanha confirmou que lá também se diz “entrega a domicilio”. Eu me pergunto se em tais países o pessoal vive discutindo esse tipo de coisa. Será que os professores argentinos e espanhóis ficam dizendo que os vendedores de pizza estão todos errados?
 
O que proponho é a aceitação do diverso: aceitar tanto a entrega ou coleta em domicílio, como em casa ou a domicílio.

[Maria Tereza de Queiroz Piacentini]
 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

MENTES BRILHANTES: de todos os tempos!

AS TOP 10 mentes mais brilhantes:

Conheça quais  são as  10 mentes mais brilhante de todos os tempos e 
suas contribuições para
o mundo, de Sócrates a  Albert Einstein?
 Já parou para imaginar quem são estas mentes  ou 
já fez a sua própria lista ? 

Mente Brilhante

 Confira a lista, abaixo:


10 ° Sócrates

mentes mais brilhante de todos os tempos


Sócrates foi uma filósofo Grego, tido como o pai da filosofia, embora as ciências 
filosóficas  não tenham uma origem certa e muito mesmo um criador,
 mas foi Sócrates que viveu por volta de  399 a.C.. 
Atenas Clássica que deu origem à várias escolas filosóficas, que constituíram 
 famosos alunos como Platão e Aristóteles, Sócrates, estimulou a curiosidade 
dos homens e suas observações 
sobre o que no mundo existe, o que  hoje chamamos  de ciência. 
Ele era tido como o mais sábio 
de toda a Grécia.


9°  Aristóteles
mentes mais brilhante de todos os tempos

Aristóteles que viveu  entre (384 a.C.  322 a.C)  foi um filósofo grego, aluno de Platão
 e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física,
 a metafísica, as leis da  poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica,
 o governo, a ética, a biologia e a zoologia. 
Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos 
fundadores da filosofia ocidental na sua  época, era o homem intelectualmente,
 mais sábio da Grécia.

8° René Descartes

Mentes mais Brilhantes de todos os tempos

René Descartes (que viveu entre 1596 a  1601 ) foi um filósofo, físico e matemático francês. 
Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome 
latino Renatus Cartesius.

Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência,
 mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra
 com a geometria -  fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas 
que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave
 na Revolução Científica. 
E, é por isso, que está aqui em nosso top 10 ocupando a 8° posição.

7° Galileu Galilei 

Mentes mais brilhantes de todos os tempos


Galileu (1564-1642) foi um cientista italiano, filósofo e astrônomo que desempenhou 
papel importante  na revolução humana . Ele fez um dos telescópios elegantes primários 
 o  telescópio refrator e com ele descobriu 
as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter,
os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram 
decisivamente na defesa do  heliocentrismo. Contudo,
a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência
 assentava numa metodologia aristotélica; revolucionou o entendimento do planeta
 com sucesso, provando que o 
mundo girava em torno 
do sol e não ao contrário, como se pensava.
Seu trabalho no sentido das novas ciências arranjaram trabalho de base para
 a ciência da mecânica e resistência dos materiais.

6° Pitágoras
Mentes mais brilhantes de todos os tempos

Pitágoras  que viveu entre 497 a.C. ou 496 a.C.. Além de filósofo, também, foi o homem que deu vida
à matemática, embora, ela já existisse desde os primórdios da humanidade, mas foi ele quem deu 
vida à várias fórmulas, que utilizamos hoje na matemática pura, na física e na química. Pitágoras 
foi o fundador de uma escola de pensamento grego, denominada em sua homenagem, de Pitagórica. 
Teve como sua principal mestra, a filosofia e matemática Temstocléia. 

Pitágoras criou os conceitos de Números figurados, Teorema de Pitágoras e números perfeitos.

5° Charles Darwin
Mentes mais brilhantes de todo os tempos

Quem  nunca estudou durante o ensino fundamental ou médio a teoria de Charles Darwin?
Charles Darwin desenvolveu a famosa teoria da "Evolução natural ou Evolução natural e sexual 
 ou ainda Evolução  das espécies, assim como,. ele mesmo intitula  no seu livro".
Sua teoria convenceu a comunidade
 científica e,  hoje, é muito utilizado na biologia atual.

Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era 
estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do brigue 
HMS Beagle  da rainha da  Inglaterra que foi  escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento 
como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da 
diversificação das espécies e, em
1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Consciente de que
 outros antes dele
tinham sido severamente punidos por sugerir ideias
 similares , ele as contou  apenas para  amigos próximos e continuou a sua pesquisa
 tentando antecipar  possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace
 tinha desenvolvido uma ideia
similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.
Charles Darwin  viveu entre (1809-1882).

4° James Clerk Maxwell
Mentes mais brilhantes de todos os tempos

James Maxwell que viveu entre (1831-1879), foi um excepcional  matemático escocês , 
introduziu a ideia de campo de força magnética através de um conjunto de equações. Ele mostrou que
o campo de força magnética é leve, viaja em velocidade constante.
Em 1861, Maxwell tirou a fotografia de cor primária uma vez que estudos no campo da óptica e visão de
cores. 
O trabalho de Maxwell na teoria física e cinética dos gases, adicionalmente ajudou cientistas alternativos
no campo.
A distribuição Maxwell-Boltzmann é o resultado de tal desenvolvimento. Suas contribuições para física 
dispuseram inspiração para futuras análises, como aquelas em teoria científica e física quântica, e o
colocou na liga de físicos distintos.



3° Leonardo da Vinci

Mentes mais brilhante de todos os tempos

O Italiano Leonardo da Vinci  que viveu entre (1452 -1519 ) era nada menos e nada mais que cientista, 
matemático, engenheiro, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico as suas 
contribuições para o desenvolvimento humano fazem parte de uma série de fatores, podemos destacar
a influência de maior valia as suas grandiosas ideias no Renascimento, movimento cultural que marcou o 
fim da idade média e o início da idade moderna, que teve no seu auge  as teorias de Da Vinci,  onde ele 
pregava que o homem deveria ser o centro de todas as coisas e não Deus, quebrando a força da mentalidade
ensinada pela igreja católica que pregava que tudo deveria ser porque Deus queria que fosse daquela forma.
Ex.: Se alguém ficasse doente ou estivesse em crise econômica era porque Deus queria e não deveria tomar
medidas de prevenção.

Da Vinci também deixou um arrojado desenho de um triciclo o que mais tarde traria a ideia do automóvel, 
além de outras várias obras como a famosa pintura da (Mona-Lisa).

2° Albert Einstein
Mentes mais brilhantes do mundo

Albert Einstein .que viveu  entre (1879-1955) foi um alemão e físico teórico o mais novo deste top 10,
sendo  o único desta lista a viver a maior parte de sua vida dentro do  século XX. O alemão viveu em
um período turbulento de duas guerras mundiais. Albert Einstein tinha tudo para ser um cientista da
destruição como
alguns de seus amigos, que optaram por usar seus conhecimentos para produzirem armas de destruição
em massa,  alguns deles, muito amigo de Einstein, mas ele Einstein, preferiu deixar o bem para sempre,
e desenvolveu a famosa  teoria da relatividade, também foi agraciado com o Nobel em 1921 pela
invenção da lei do resultado de fenômeno físico.

A sua carta para o presidente Roosevelt de 1939, alertando-o do potencial das armas nucleares, é
destinada a ser a chave de entrada com o desenvolvimento da bomba de fissão pelos Estados Unidos.
Porém, Einstein considera isso o seu maior erro.

1° Isaac Newton
mentes mais brilhante de todos os tempos


Eis aqui o nosso primeiro lugar no nosso top 10: Isaac Newton, tido por muitos como o maior cientista
de  todos os tempos  embora alguns o digam que Albert Einstein foi mais importante para a física.

Isaac Newton (1642-1726/7) foi um  inglês e determinado como um dos melhores cientistas de todos 
os tempos. A contribuição de Newton para a ciência é ampla e incomparável. Ele explicou as leis do 
movimento que estão ainda sendo seguidas em faculdades e escolas, pela base do conhecimento científico.
E descobriu a gravidade através de um ato fácil, imaginando uma maçã ao cair da árvore. Ele projetou o 

telescópio primário, o primeiro inventado; e desenvolveu a lei empírica de refrigeração, estudou ainda a 
velocidade do som.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

AMIZADE: o valor

Pedaços de amizades com muito Amor:

 deixando o melhor de mim
Amizades são feitas de pedacinhos.
Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa.
Não importa a quantidade de tempo que passamos com cada amigo, mas a qualidade do tempo que vivemos com cada pessoa. Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro. Assim, há amizades que são feitas de risos e dores compartilhados; outras de escola; outras de saídas, cinemas, diversões; há ainda aquelas que nascem e a gente nem sabe de quê, mas que estão presentes. Talvez essas sejam feitas de silêncios compreendidos, ou de simpatia mútua sem explicação. Hoje em dia, muitas amizades são feitas só de e-mails e essas não são menos importantes. São as famosas "amizades virtuais." Diferentes até, mas não menos importantes. Aprendemos a amar as pessoas sem que possamos julgá-las pela sua aparência ou modo de ser, sem que possamos (e fazemos isso inconscientemente às vezes) etiquetá-las.

Há amizades muito profundas que são criadas assim. 
Saint-Exupéry disse:
"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante."


E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante.
Porque tempo gasto com amigos é tempo ganho, aproveitado, lembranças para cinco minutos depois ou anos até.



Um amigo se torna importante para nós, e nós para ele, quando somos capazes, mesmo na sua ausência, de rir ou chorar, de sentir saudade e nesse instante trazer o outro bem pertinho da gente.Dessa forma, podemos ter vários melhores amigos de diferentes maneiras.



O importante é saber aproveitar o máximo cada minuto vivido e ter depois no baú das recordações horas para passar com os amigos, mesmo quando estes estiverem longe dos nossos olhos. 

(Letícia Thompson)

REDAÇÃO: BANCO DE ESTUDOS III: Problemas e desafios do transporte público urbano

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: Problemas e desafios do transporte público urbano, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO I -
O transporte público no Brasil estrutura-se, principalmente, pela utilização de ônibus, além de metrôs e trens, em algumas cidades ou regiões. De acordo com a Constituição Federal, o serviço deve ser administrado e mantido pelos municípios, mas os investimentos devem ser realizados também pelos estados e pelo Governo Federal.
É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais etc.
Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2015
TEXTO II -

Mobilidade urbana piorou com incentivos ao uso do carro

O aumento da passagem foi a gota d'água, que fez transbordar o copo, mas há uma quantidade grande de motivos com os quais os brasileiros estavam irritados.
Os governos, há muito tempo, investem pouco em transporte público. Esse velho problema brasileiro se agravou muito nos últimos anos, porque ele incentivou demais, em excesso, a compra de carros sem ter criado uma infraestrutura para a circulação de automóveis e ônibus. O direito de ir e vir ficou encurralado.(Adaptado)
Disponível em:

TEXTO III -


transporte_publico (1).jpg
Disponível em: < https://psolaju.wordpress.com/2013/01/10/fim-da-linha-caos-urbano-e-proposta-para-reverte-lo/> Acesso em: 18 jun. 2016
TEXTO IV -

Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2015

REDAÇÃO: O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. LEIA MUITO! TREINE MUITO PARA O ENEM! FAÇA A SUA REDAÇÃO DISSERTATIVA NOTA MIL.


TEXTO I -
No dia 02 de outubro do ano passado, quando o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, anunciou a escolha do Rio de Janeiro para a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil inteiro comemorou. No entanto, a maioria dos brasileiros não tinha ideia da importância dessa decisão histórica para o futuro do país.
Sem dúvida, os legados que os Jogos Olímpicos Rio 2016 deixarão para a cidade maravilhosa - e, conseqüentemente, para o Brasil - tais como os de segurança, infraestrutura, transporte, turismo, dentre outros, serão visíveis e mensuráveis. No entanto, o Sistema CONFEF/CREFs vem alertando as autoridades, políticos, Profissionais de Educação Física e sociedade em geral quanto aos legados socioeducativos.(...)
O simples fato de o Brasil ser sede dos Jogos Olímpicos, certamente, já está causando um impacto positivo entre as crianças e os jovens na medida em que um evento deste porte envolve emoção, glórias, conquistas, além de contar com a participação de atletas renomados do esporte mundial. Outros legados, como os de infraestrutura, por exemplo, também servirão como estímulo para a inclusão da juventude no esporte.
Disponível em: > Acesso em: 14 jul. 2015
TEXTO II -
A prática do esporte pode transformar as vidas de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras e limitações e o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças. Quem pratica esportes tem a oportunidade de se tornar um cidadão melhor, porque treina também para a vida, para exercer os seus direitos e compreender os seus deveres com disciplina e determinação.
No esporte brasileiro são inúmeros os exemplos de superação, inclusão social e sucesso por meio do esporte. Se falarmos sobre futebol, logo lembramos de Ronaldo "Fenômeno". Nascido na periferia do Rio de Janeiro numa família muito humilde, Ronaldo foi descoberto muito cedo e aos 17 anos já disputava sua primeira Copa do Mundo. (...) Outro ótimo exemplo é a pivô da seleção brasileira de basquete feminino, Bianca Araújo. A jovem de 18 anos era catadora de lixo nas ruas de Santo André, no ABC Paulista, desde os sete anos de idade, ao lado da mãe e do irmão. Aos 13 anos foi descoberta por acaso e viu sua vida mudar totalmente de rumo. Hoje, a menina de 1,91m de altura é uma das promessas do basquete brasileiro.
Disponível em:  Acesso em: 14 jul. 2015
TEXTO III -


Disponível em:< http://www.gestaoesporte.com.br/layout/uploads/images/charge_olimpiadas(1).jpg> Acesso em:14 jul. 2015
TEXTO IV -
Segundo Tempo/PanSocial já apresenta estatísticas animadoras para as comunidades fluminenses
As estatísticas gerais do projeto são animadoras: dos quase 50.000 jovens entre 7 e 24 anos atendidos em todo o estado, 99,2% frequentam a escola. Rubem César pontuou o quão positivo é esse dado e elogiou todos os coordenadores e estagiários do projeto pelo atendimento às metas pretendidas. "Um terço da população brasileira entre 15 e 24 anos está fora da escola. Já entre os participantes do Segundo Tempo/Viva Rio, o índice geral é 0,8%. Apesar de ser bastante baixo, é com ênfase nesse público que temos que continuar trabalhando nas próximas fases", afirmou Rubem César. O secretário João Ghizoni reiterou a importância dessa continuidade do trabalho para que o programa possa melhorar em qualidade e se consolidar como uma política pública efetiva e contínua. "O Segundo Tempo prova que uma criança praticando esporte custa ao poder público 10 vezes menos do que um presidiário, e forma cidadãos para o futuro", explicou Ghizoni, ao avaliar a aplicação dos recursos do governo federal em projetos que tenham como meta desviar crianças e jovens de situação de risco social. "Todos saem ganhando com estas ações", completou o secretário.
Disponível em: <http://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/esporte-educacao-lazer-e-inclusao-social/segundo-tempo/noticias-2/40776-segundo-tempopansocial-ja-apresenta-estatisticas-animadoras-para-as-comunidades-fluminenses> Acesso em: 14 jul. 2015

SEGREGAÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS NO BRASIL


Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TREINE SUA REDAÇÃO DISSERTATIVA!



TEXTO I -
Na verdade, durante a maior parte do século XX, os estádios eram lugares onde os executivos empresariais sentavam-se lado a lado com os operários, todo mundo entrava nas mesmas filas para comprar sanduíches e cerveja, e ricos e pobres igualmente se molhavam se chovesse. Nas últimas décadas, contudo, isso está mudando. O advento de camarotes especiais, em geral, acima do campo, separam os abastados e privilegiados das pessoas comuns nas arquibancadas mais embaixo. (…) O desaparecimento do convívio entre classes sociais diferentes, outrora vivenciado nos estádios, representa uma perda não só para os que olham de baixo para cima, mas também para os que olham de cima para baixo.
Os estádios são um caso exemplar, mas não único. Algo semelhante vem acontecendo na sociedade americana como um todo, assim como em outros países. Numa época de crescente desigualdade, a "camarotização" de tudo significa que as pessoas abastadas e as de poucos recursos levam vidas cada vez mais separadas. Vivemos, trabalhamos, compramos e nos distraímos em lugares diferentes. Nossos filhos vão a escolas diferentes. Estamos falando de uma espécie de "camarotização" da vida social. Não é bom para a democracia nem sequer é uma maneira satisfatória de levar a vida.
Democracia não quer dizer igualdade perfeita, mas de fato exige que os cidadãos compartilhem uma vida comum. O importante é que pessoas de contextos e posições sociais diferentes encontrem-se e convivam na vida cotidiana, pois é assim que aprendemos a negociar e a respeitar as diferenças ao cuidar do bem comum.
Michael J. Sandel. Professor da Universidade Harvard. O que o dinheiro não compra. (Adaptado)
TEXTO II-
Comentário do Prof. Michael J. Sandel referente à afirmação de que, no Brasil, se teria produzido uma sociedade ainda mais segregada do que a norte americana.
O maior erro é pensar que serviços públicos são apenas para quem não pode pagar por coisa melhor. Esse é o início da destruição da ideia do bem comum. Parques, praças e transporte público precisam ser tão bons a ponto de que todos queiram usáͲlos, até os mais ricos. Se a escola pública é boa, quem pode pagar uma particular vai preferir que seu filho fique na pública, e assim teremos uma base política para defender a qualidade da escola pública. Seria uma tragédia se nossos espaços públicos fossem shopping centers, algo que acontece em vários países, não só no Brasil. Nossa identidade ali é de consumidor, não de cidadão.
Entrevista. Folha de S. Paulo, 28/04/2014. (Adaptado).
TEXTO III -
[No Brasil, com o aumento da presença de classes populares em centros de compras, aeroportos, lugares turísticos etc., é crescente a tendência dos mais ricos a segregar-se em espaços exclusivos, que marquem sua distinção e superioridade.] (...) Pode ser que o fenômeno "camarotização", isto é, a separação física entre classes sociais, prospere para muitos outros setores. De repente, os supermercados poderão ter ala VIP, com entrada independente, cuja acessibilidade, tacitamente, seja decidida pelo limite do cartão de crédito.
Renato de P. Pereira. www.gazetadigital.com.br, 06/05/2014. [Resumido] e adaptado.
TEXTO IV -
Disponível em: <http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/copa-do-mundo-2014/movimento-re%C3%BAne-picha%C3%A7%C3%B5es-e-arte-contra-a-copa-do-mundo-no-brasil-1.856636> Acesso em: 14 jul. 2014