sábado, 29 de novembro de 2014

ERROS ENCONTRADOS NAS PROVAS E REDAÇÕES:

1. Paçaporte; passa porte; passa pórte;  = PASSAPORTE [correto].

2. Incostituçionamente; incostitualmente; inconstitucialimente; incontecionamente; enconstitucionálissimamente; incosticionamente;  enconstitucionalmente; inconstilucionalissimamente; incastituciananente;  incostitucionalizamente = INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE [correto].

3. Tico tico no fuba; tico-tico-no-fubá = TICO-TICO NO FUBÁ [correto].

4. Dentis enstragados; denti estragano; dentes extragados; dentes estragádos = DENTES ESTRAGADOS [correto].

5. Racéniáze; ranceniase; rancieniasê; hancéniase; hanceniase; hanceníase; ranciniaze; hanceniaze = HANSENÍASE [correto].

6. Casa da mãe joana; casa da mãejoana = CASA DA MÃE-JOANA [correto].

7. Olhos esbrugalados; olhos exbugralhados; olhos esbucalhados; olhos esbrugalhados; olhs esburlhados = OLHOS ESBUGALHADOS [correto].

8. Cara emburada; cara enburada; cara enburraga; cara enburrada = CARA EMBURRADA [correto].

9. Elicoptero; helicoptéro; eslicoptero; elicóptero; hélicoptero; eli copitero; elicopétero; helicópitero; helicópetero = HELICÓPTERO [correto].

10. sapienti cimo; sapiêntísimo; sabiendicimo = SAPIENTÍSSIMO [correto].
BCCCV informa o desleixo com a Língua Pátria:
 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

BELA JUÍZA PIONEIRA DO BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência


COMO ESQUECER-SE DE UM BELA JUÍZA PIONEIRA DOS TRIBUNAIS DA LÍNGUA PÁTRIA PELO BCCCV em Escolas Públicas; Leyla Ferreira Cordeiro!



COMO ESQUECER-SE DA MENINA GARIS'NAT, das ÁRVORES QUE ELA PLANTOU?


É SÓ OLHARMOS: Lá sempre ela estará!
Leyla Ferreira Cordeiro, por ter recebido ou adquirido muito, também ofereceu MUITO!

A ALUNA QUE SE FOI: Leyla Ferreira Cordeiro

O BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra Violência se entristeceu pela perda precoce da tão jovem SOLDADO DA LÍNGUA PÁTRIA, da Escola Heloísa Mourão Marques, Leyla Ferreira Cordeiro.


ELA SE FOI PRECOCEMENTE, MAS MARCAS DEIXOU NO SEU DESABROCHAR PELA VIDA, NA VERDADEIRA LEI DAS RELAÇÕES HUMANAS!


Com ela não tinha tempo chuvoso ou sol quente, todo tempo era TEMPO PARA O TRABALHO BEM FEITO. Foi isso que ela passou quando se comprometeu a ser JUÍZA PIONEIRA DOS TRIBUNAIS DA LÍNGUA PÁTRIA 1 e 2, na Escola de Ensino Médio Heloísa Mourão Marques, em Rio Branco, Acre, pelo BCCCV.

Foram dias árduos na preparação dos tribunais, ensaios e ensaios exaustivos e ela não desanimava nunca de repetir quantas vezes fossem necessárias.

E, assim ela se tornou a JUÍZA PIONEIRA DO ENSINO MÉDIO EM TRIBUNAL DE JÚRI nas Escolas Públicas. Bela ficou mais ainda, pois subiu sem forjar degrau algum, OS SETE DEGRAUS DO BELO em Literatura e Língua Pátria. Recebeu 48.000 pontos e os Certificados Dourado e o Prateado em interdisciplinariedade e Ministra da Justiça, que também foi.

COMO GARIS'NAT [Garis da Natureza] ela cuidou de SALVAR A MÃE/NATUREZA plantando diversas árvores [quatro árvores: cedros, mognos entre outras]. Animada sempre estava, fazendo pose e mandando para nós um 'SORRISO D'ALMA'.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Como está a vida hoje em dia para todos nós brasileiros? TEMA PARA REDAÇÃO

O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS:


Era uma vez, um menino, que ainda bem pequenino,
 descobriu, todo contente, que a palavra é que nem gente:
 umas são festa e alegria, como palhaço e folia; 
outras são sempre tristeza, como doença e pobreza.

Percebeu o menininho que a palavra carinho
até as plantas entendem,
todos os seres compreendem;
não se conteve e gritou:
"Carinho é filho do amor!"


O menino descobriu,
ficou feliz e sorriu,
que algumas são brilho, luz,
como a palavra Jesus;
outras são dura verdade;
palavras, pura beleza,
como homem e natureza.

Palavras, só emoção,
como poesia e canção.

Descobriu que a mais querida
e sempre a palavra VIDA.

[Do Livro, O Menino que descobriu as palavras, de CINEAS SANTOS e GABRIEL ARCHANJO, Editora Ática].

TAREFA:
Usar a CF/88 no seu Art. 5º - Dos Direitos e Deveres e suas Garantias Constitucionais, falar sobre a Vida, em forma de Dissertação - 30 linhas
A vida é só beleza, canção e emoções boas?
Como está a vida hoje em dia para todos nós brasileiros?
Qual será o futuro DA VIDA DO PLANETA, a NOSSA?

                                                                        BCCCV informa:

domingo, 23 de novembro de 2014

DÚVIDA CRUEL SOBRE VERBOS: Se eu ver ou se eu vir


BCCCV informa:

[Se [ou quando] eu vir] é a forma correta de escrita da expressão. A expressão se eu ver está errada. Sempre que quisermos conjugar o verbo ver na 1ª pessoa do singular no futuro do subjuntivo devemos utilizar a palavra vir. Ver é sinônimo de enxergar, notar, observar, presenciar. 

Verbo ver – Futuro do subjuntivo 
(Se eu ou quando eu) vir 
(Se tu ou quando tu) vires 
(Se ele ou quando ele) vir 
(Se nós ou quando nós) virmos 
(Se vós ou quando vós) virdes 
(Se eles ou quando eles) virem 

Exemplos: 
Se eu vir seu irmão, digo que você o procura. 
Se você vir o que foi feito, vai ficar furiosa! 

OBS.: Não confundir! 
Já o verbo vir, conjugado na 1ª pessoa do singular no futuro do subjuntivo, fica vier. 

Verbo vir – Futuro do subjuntivo 
(Se eu ou quando eu) vier 
(Se tu ou quando tu) vieres 
(Se ele ou quando ele) vier 
(Se nós ou quando nós) viermos 
(Se vós ou quando vós) vierdes 
(Se eles ou quando eles) vierem 

Exemplos: 
Se [ou quando] você vier cedo, passe em minha casa. 
Se [ou quando] eu vier à festa, trago também meu filho.

Enchergar ou enxergar

DÚVIDA CRUEL:
BCCCV informa:


A forma correta de escrita da palavra é enxergar. A palavra enchergar está errada. Devemos utilizar o verbo enxergar sempre que quisermos referir o ato de perceber com a visão ou de alcançar com a vista, ou seja, olhar, ver, avistar, observar e reparar. Refere-se também ao ato de ver antecipadamente, ou seja, prever, antever e pressentir. Pode significar ainda o ato de ter uma opinião sobre um assunto ou o ato de ter entendimento ou compreensão de algo, sendo sinônimo de considerar, achar, entender, aprender, compreender e assimilar.

A origem do verbo enxergar é obscura. O erro na utilização da consoante x ou do dígrafo ch é comum porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra. Existem, contudo, algumas regras que definem quando deve ser utilizado x ou ch. No caso de enxergar, a regra indica que devemos utilizar o x nas palavras após a sílaba inicial en-: enxergar, enxoval, enxame, enxada, enxuto,… havendo, contudo, a exceção das palavras encharcado (de charco) e encher (bem como seus derivados: enchimento, enchente,…). Assim, o verbo enxergar e todas as formas conjugadas deste verbo devem ser escritas com x.

Verbo enxergar – Presente do indicativo:
(Eu) enxergo
(Tu) enxergas
(Ele) enxerga
(Nós) enxergamos
(Vós) enxergais
(Eles) enxergam

Exemplos:

  • Preciso de óculos para enxergar. (Ver)
  • Você não consegue enxergar meus objetivos. (Compreender)
  • Rapaz, você não se enxerga! (Conhecer-se)
  • Do alto do prédio enxergo as pessoas que passam na rua. (Avistar)
  • O que aconteceu era de se enxergar! (Prever)
  • A menina se enxergava como a melhor aluna da turma. (Considerar)

A meu ver ou ao meu ver

BCCCV informa:

A meu ver é a forma mais correta e socialmente aceite desta expressão. Numa linguagem formal e cuidada, devemos privilegiar o uso da expressão sem o artigo definido o, que forma a contração ao com a preposição a. Na locução a meu ver, a palavra ver é um substantivo comum masculino. Significa na minha opinião, no meu juízo. 
Exemplos: 
1. A meu ver, vocês deveriam começar já a estudar. 
2. Isto não terá nenhuma solução, a meu ver. 
3. Esta situação, a meu ver, deverá ser resolvida ainda hoje. 

Obs.: Contudo, como na língua portuguesa é facultativa a utilização de artigos antes de pronomes possessivos, muitos defendem que tal regra também se pode aplicar a esta expressão, ficando assim ao meu ver. 

Exemplos: 
Ao meu ver, vocês deveriam começar já a estudar. 
Isto não terá nenhuma solução, ao meu ver. 
Esta situação, ao meu ver, deverá ser resolvida ainda hoje. 

Assim, embora nenhuma regra afirme que a expressão ao meu ver está errada, devemos privilegiar a expressão "a meu ver", sendo esta, conforme já foi dito, a forma mais clássica e gramaticalmente aceite.

Nada a ver ou nada haver?


BCCCV informa:

Nada a ver é a forma correta de escrita desta expressão, em se tratando da forma negativa da expressão ter a ver, ou seja, não ter nada a ver. A expressão não ter nada haver está errada. Devemos utilizar a expressão não ter nada a ver sempre que quisermos referir que algo não está relacionado e não diz respeito a alguma coisa. É sinônima de: não ter que ver, não ter relação com, não corresponder, não dizer respeito a, não ser do interesse de.
Exemplos:
  • A letra desta música não tem nada a ver comigo.
  • Desculpe, mas não tenho nada a ver com seus problemas.
  • Isso não tem nada a ver com minha ideologia de vida.
Antigamente, a expressão ter a ver era constituída pela preposição que em vez da preposição a, ficando ter que ver. Esta expressão foi se alterando ao longo do tempo com o uso e, possivelmente, com influências francesas. Contudo, o uso da expressão ter que ver faz com que haja menos erros e confusões com o verbo haver.
Exemplos:
  • Não tenho nada a ver com isso.
  • Não tenho nada que ver com isso.
Fique sabendo mais! TODO CUIDADO É POUCO:
Existe a expressão não ter nada a haver, forma negativa da expressão ter a haver. Embora com pouco uso, podemos utilizar a expressão não ter nada a haver com significado de não ter nada a receber, nada a reaver, se referindo ao ato de não ter quantias monetárias para serem recebidas.
Exemplos:
  • Já não tenho nada a haver de meus clientes.
  • Rafaela não tem nada a haver do dinheiro da herança dos avós.
Atenção!
Na Língua Portuguesa, é possível que ocorra a sequência nada haver, não significando uma expressão com significado próprio, mas sim o seguimento do advérbio nada e do verbo haver.
Exemplos:
  • Por nada haver para fazer, fui embora mais cedo do escritório.
  • Fiquei triste por ele nada haver dito sobre minha situação.

sábado, 22 de novembro de 2014

REDAÇÃO - TIPO NARRAÇÃO

A NARRAÇÃO:

1. Em uma narração, você pode se utilizar destes códigos:

a) VERBAL: [Em prosa e verso]

Exemplo: 

Botaram o menininho na cabina do maquinista para uma viagem de trem. E ele voltou encantado.
- Que foi que você mais gostou, meu filho?
- Da craqueza do maquinista, mãe.
- É, mãe... De repente, lá na frente do trem aparecia aquele buraquinho. Era um túnel. O maquinista mirava de longe, mãe, e não errou um!

                                                                       [ZIRALDO. Literatura comentada. Nova Cultural, 1982.]


b) NÃO-VERBAL: [DESENHO, COLAGEM ETC.] 

C) VERBAL e NÃO-VERBAL:  [Figuras e palavras em legendas ou em balões]

2. Sugestões para um roteiro de narrativa:

2.1. - Ideias em ordem cronológica.
2.2. - Personagens:
         2.2.1. - Escolha um nome para elas;
         2.2.2. - Escolha o papel que desempenharão na história.
         2.2.4. - Escreva suas características físicas;
         2.2.5. - Escreva suas características psicológicas.
2.3. - Tempo.
2.4. - Espaço.
2.5. - Desfecho da história: a conclusão do acontecimento.
2.6. - O título deve:
         2.6.1. - Despertar a curiosidade e o interesse pelo texto;
         2.6.2. - Não conter a parte mais interessante nem o final da história;
         2.6.3. - Levar à reflexão;
         2.6.4. - Ser criativo.

3. PARA OS EDUCANDOS/ SOLDADOS DA LÍNGUA PÁTRIA, DA ESCOLA GLÓRIA PEREZ:
    3.1. - Responda a pergunta abaixo num texto narrativo:

- COMO VOCÊ IMAGINA A VIDA APÓS O ANO 2015?


BCCCV esclarece:

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

EU e TU; MIM e TI

As formas pronominais EU e TU (somente estas) não podem vir precedidas de preposição, em função de complemento. Só podem figurar como sujeito.

Como complemento empregaremos MIM e TI, respectivamente. Vejamos:

CORRETOS:


1. ENTRE: a) entre mim e ele
                  b) entre ele e mim
                  c) entre mim e ti

2. SEM: a) sem você e mim
              b) sem elas e ti
              

3. PERANTE: a) perante mim e vós

4. CONTRA: a) contra os alunos e mim

5. SOBRE: a) sobre mim e V.Sª. 

6. DE: a) de alguns e mim 


INCORRETOS:

Entre eu e ele
Entre ele e eu
Entre eu e tu
Sem você e eu
Sem elas e tu
Perante eu e vós
Contra os alunos e eu
Sobre eu e V.Sª.
De alguns e eu

Estudem os exemplos:
1. Não há mais desentendimentos ENTRE MIM e TI. [correto]
2. A televisão do plano será problemática SEM MIM e o TEU concurso. [correto]
3. O orador proferiu palavras pesadas CONTRA OS ALUNOS e TI. [correto]
4. Perante MIM ninguém há de falar mal de TI. [correto]

BCCCV informa:

ENTRETANTO, precisa-se de cuidado para quando o EU e TU aparecerem como sujeitos de um verbo no infinitivo, mas antes deles virem uma preposição. Tipo:
a)- Não vás sem EU mandar. [correto]
b)- Acaso não dei ordem para TU comprares o barco? [correto]
c)- O professor entregou o problema para EU examinar. [correto]
d)- Papai deu o carro para EU dirigir. [correto]

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PROCISSÃO DE PELÚCIA - Cecília Meireles

COMPLETE O POEMA COM SS:
DEPOIS REESCREVA AS PALAVRAS ESCRITAS COM SS:

Proci...ão de Pelúcia:

Aonde é que vai o praça
que pa...a
de peliça
com pre...a,
na praça?

Ia pôr uma compre...a
depre...a
no rei da Prú...ia?

Mas a praça
não sabe o preço
para ir da praça
à Prú...ia.

E não há Prú...ia
nem praça
nem peliça
compre...a
nem praça
nem preço
nem pre...a

Há uma proci...ão
que pa...a
que pa...a na praça
só com preces
de pelúcia.


MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987; p. 69.

RESPOSTAS:  [Procissão; passa; pressa; compressa; depressa; Prússia; Prússia; Prússia; compressa; pressa; procissão; passa; passa].

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

EVENTO DA COMUNICAÇÃO ESCOLAR INESQUECÍVEL PELO BCCCV E ESCOLAS PÚBLICAS DO ACRE

Lembrar da SEMANA CULTURAL do Sebinho LUTA pela Leitura em 2007 - pelo BCCCV - na Escola Pública Estadual de Ensino Médico Heloísa Mourão Marques, em Rio Branco, no Acre,  é deixar água  nos OLHOS...SAUDADE PURA!

1. Os Tribunais da Língua Pátria 1 e 2:  Coloque sensacional em tudo! Pois, nestes, aconteceram os Tribunais de Júri dos crimes contra o Homossexualismo e contra os crimes de Pedofilia. Pela primeira vez nas Escolas Públicas - O DIREITO NO ENSINO MÉDIO.




2. A Arena Jovem - com o Programa da ["Serginha Groisman", na pessoa de Lucinéa Wertz] e do ["Negão Groisman" na pessoa de Alessandro] com seus entrevistados (OAB, Academia de Letras Acriana, Maçonaria, Prefeitura, Delegados, Empresários etc.). Coloque competência em tudo!





3. Fórum de debates (assuntos diversos para jovens): Coloque conhecimento em tudo E MUITA COMPETÊNCIA DE TODOS OS PALESTRANTES!

4. Jirau de Poesias - com participação dos professores da escola e de outras tantas, dos alunos e alunas da escola e de outras tantas. A maioria acrianos. Coloque Arte e competência em tudo!

5. PASSARELA DA INTELIGÊNCIA E O SIMULADÃO - MOSTROU COMPETÊNCIA EM ELEGER ALEXSANDRO CAVALCANTE E INAYANE MELO para Mister e Miss Inteligência 2007.

Evento inesquecível! Grande Projeto Interativo!

domingo, 16 de novembro de 2014

SOMOS TODOS DA COMUNICAÇÃO: Aulas dinamizadas do BCCCV.

Talvez você tenha sido uma pessoa que detestava estudar, mas estudar não significa apenas ter assiduidade às aulas escolares ou preparar-se para provas. A própria vida é pura lição, aliás, muito divertidainteressante e cheia de contentamento; ainda mais, quando procuramos LER muito e prazerosamente, sem mandos e comandos. Só assim atingiremos as COMPETÊNCIAS (Habilidades + Conhecimentos + Atitudes).








É por isso que os EDUCANDOS do "3º ANO B" - do BCCCV  e  da Escola Pública Estadual Heloísa Mourão Marques, por nós do BCCCV, intitulada "H. MOURÃO" deixaram seus recados para a Educação:

(Leyla Cordeiro  [ https://www.facebook.com/leyla.ferreira.33?fref=ts ] - juíza dos  Tribunais da Língua Pátria 1 e 2 em escolas públicas)

  • - " Bom, o que eu pretendo da Escola é poder fazer mais coisas diferentes; aprender mais. Eu espero que a nossa Escola melhore mais ainda, porque só assim vamos ter mais orgulho dela e obteremos as tais competências que aprendi agora com a professora Lucinéa Wertz: (habilidades + conhecimentos + atitudes). Acredito que, se minha "Escola" trabalhar unida, buscar renovação a cada dia, inovar-se no Social e no Sustentável, seremos a melhor de Rio Branco no Acre. Acredito sim, que somos capazes, FUI ATÉ JUÍZA, foi difícil foi, foi bonito foi, mas consegui! Prova disso foi a realização do Programa cultural do Sebinho LUTA pela Leitura, em escolas públicas/2007. Basta querer! Basta fazer"! ACREDITO QUE SOMOS TODOS COMUNICAÇÃO! Obrigada professora, a senhora é mesmo MãeMiga de todos nós! Nós te amamos, um beijo grande meu e da turma. Sua sempre filha". Leyla Cordeiro.





  • - [Não necessariamente com essas palavras, Claudiney de Souza/Soldado da Língua Pátria e Corpo do Júri do Tribunal da Língua Pátria 2 e Réu do Primeiro Tribunal, fazendo o seu letramento disse]:

- "Olhei muito esta árvore e lembrei da escola. Para que esta árvore ficasse grande, ela teve de passar por um processo muito complicado e evolutivo. Assim, é a escola se você cuidar bastante dela, ela vai te oferecer bastante conhecimento; mas, se você não cuidar, ela ficará seca como a árvore com folhas caindo e essas folhas são aqueles estudantes desistindo de tudo: da escola, dos bons amigos, do diploma. Também, na foto há montanhas e essas montanhas mostram as dificuldades, que nos pede competência para vencê-las. Precisamos de habilidades + conhecimentos + atitudes, só assim passaremos tranquilos pelas dificuldades", FIQUEI COM MUITO MEDO QUANDO COMEÇARAM AS AULAS DINAMIZADAS, OS ENSAIOS E TANTO E TANTO TRABALHO PARA FAZER, MAS NEM EU QUERENDO FAZER NADA, EU FIZ. TODOS OS DIAS A PROFESSORA COBRAVA E O CADERNO ERA A DENÚNCIA SE EU ESTAVA PARTICIPANDO OU NÃO. OS ENSAIOS ERAM NOS FINAIS DE SEMANA, FERIADO E O TEMPO QUE DAVA, A PROFESSORA ESTAVA PREPARANDO A GENTE PARA O TRIBUNAL E ENTENDER AS COISAS QUE A GENTE ESTUDAVA. POR FINAL, ELA ME CONQUISTOU, EU E MEUS COLEGAS TIDOS COMO EXCLUÍDOS FOMOS FICANDO AMIGOS DELA E AJUDANDO NO QUE ELA PEDIA. FOI BOM DEMAIS E EU NEM SEI FALAR O TANTO QUE FOI, SÓ ME VER NA FOTO, FIQUEI BEM, NÉ! DE TERNO E TUDO E COMO RÉU PEDÓFILO, MAIS AINDA".    

(Claudiney de Souza Mendonça - Jurado do 2º Tribunal da Língua Pátria e Réu do primeiro em 2007)


Pâmela França Camargo -/também, uma das advogadas, de outro escritório do Tribunal da Língua Pátria do BCCCV, claro Soldado da Língua Pátria, bem como, Expoente das portas de entrada do evento, disse:


  • Juro que eu estava com medo, minha TURMA SÓ TINHA QUATORZE ALUNOS, MAIORIA MULHERES, e foi a nossa turma que ela escolheu para fazer UM GIGANTESCO EVENTO DA COMUNICAÇÃO: Programa  Cultural do Sebinho LUTA pela Leitura, UMA SEMANA INTEIRA, palestras, tribunais, passarela da inteligência, jirau das poesias e criações diversas, simuladão, Miss e Mister inteligência, Passarela da inteligência, mesa redonda com os empresários, com a OAB, judiciário, faculdades, UFAC e sociedade e geral etc.. Bateu um desespero. Mas, nós buscamos as COMPETÊNCIAS, fomos para a Luta. FORÇA TAREFA. Valeu a pena! Causamos um reboliço na escola, mas isso que é irreverência, fazer o bom, fazer a diferença. Ufa, aprendi! E guardarei para sempre um pedaço do texto que ela nos passou:
  • O que aconteceu com a competência?

"Atualmente temos vivido em um mundo onde o O PODER É O DONO DO TROFÉU":

"Troféu este , que pela desvalorização e a incompetência a escola não tem conquistado. Entretanto, se é mesmo assim, com quem está a culpa? Será dos governantes? Dos professores? Da escola? Ou dos próprios estudantes?

Porém, só sei uma coisa - toda a globalização está em pânico. Precisamos buscar o que foi perdido, àquilo que deixamos de fazer por incompetência e não ficar buscando a causa disso ou daquilo, da liderança "X" ou "Y", mas queremos uma metamorfose - transformação geral".
.
PARABÉNS PESSOAL e a nossa sala mandou bem: Nosso alvo agora é buscar as [Habilidades + conhecimentos + atitudes].QUERO FAZER A PARTIR DE HOJE A DIFERENÇA SEMPRE! Obrigada professora, foi bom ter te conhecido. Sempre vou agradecer a senhora. Um beijão da sua sempre aluna filha e amiga: Pâmela França Camargo [  https://www.facebook.com/pamela.camargo.739?fref=ts ].


sábado, 15 de novembro de 2014

TRIBUNAIS DA LÍNGUA PÁTRIA 1 e 2 - AULAS DINAMIZADAS DO BCCCV:

SEMANA DA COMUNICAÇÃO: LEITURA PRAZEROSA EM ESCOLAS PÚBLICAS

ALÔ! Soldados da Língua Pátria - VAMOS RECORDAR O  QUE FOI BOM/2007:

Educandos da Escola Heloísa Mourão Marques aprendem conteúdo de uma maneira diferente, dinamizando as aulas de Língua Portuguesa, mais conhecida como Língua Pátria, pela professora Lucinéa Wertz e seus alunos, SOLDADOS DA LÍNGUA PÁTRIA.

Nestes TRIBUNAIS DE LÍNGUA PÁTRIA desenvolveu-se os conteúdos: HOMOSSEXUALISMO e PEDOFILIA, com toda criminalização em torno destes temas. Tratou-se de maneira agradável a aprendizagem, buscando as COMPETÊNCIAS [Habilidade + Conhecimento + Atitude]. Os demais educandos sempre atentos aos conteúdos passados de maneira descontraída, fácil e SEM FRONTEIRAS, OU SEJA, FORA DA COSTUMEIRA SALA DE AULA.

Os Educandos de Ensino Médio, pela primeira vez, se vestiram de advogados, juízes, promotores, jurados, policiais e mostraram para que vieram ao mundo: SER PESSOAS DE DIREITOS E DEVERES, SEMPRE COM SUAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS.

O EDUCANDO, ALEXSANDRO CAVALCANTI, NESTE ATO, ADVOGADO DA BANCA ADVOCATÍCIA DO TRIBUNAL DA LÍNGUA PÁTRIA, JUNTAMENTE COM A EDUCANDA, LEILA, NESTE ATO, JUÍZA DOS DOIS TRIBUNAIS, COMEMORANDO TODA A APRENDIZAGEM E A BELEZA DA APRESENTAÇÃO. GANHARAM 40.000 PELO BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência. Parabéns a todos. Nota 10 com cinco estrelas! 

Nos Tribunais da Língua Pátria os educandos fizeram a intelecção, o Letramento e socializaram os textos: Homossexualismo (doenças e crimes). Masturbação (tabu, doenças e crimes). Vejamos a alegria e o desempenho dos participantes [educandos ou não - da professora Lucinéa Wertz].