sexta-feira, 14 de novembro de 2014

COISAS DE ALUNOS DO BCCCV: Soldados da Língua Pátria.

Buscando nos 'guardados da Língua Pátria', nos apontamentos do Soldado, Luciano Alves, vários pareceres dele, sobre alguns temas e projetos do BCCCV com interatividade com as Escolas Públicas do Acre - de 2007:


*Luciano - foi excelente aluno - exerceu o cargo de advogado da Banca advocatícia do Tribunal da Língua Pátria, da Escola Pública Estadual Heloísa Mourão Marques. Tirou 40.000 pontos pelo BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência, sendo ALUNO BRILHANTE ou "SANGUE BOM"àquele que não desiste nunca, apesar das dificuldades.

 1. "No princípio, achei tudo difícil, muitos trabalhos, muitos ensaios para fazermos os dois Tribunais da Língua Pátria [o do CONTRA O PRECONCEITO DO HOMOSSEXUALISMO e o do CONTRA A PEDOFILIA]", confesso, cheguei a ter medo".

2. "Mas, de tanto ensaiar, de tanto a professora insistir, fui pegando gosto pela coisa e também pelos  estudos da Língua Pátria, assim fui estudando-a de uma maneira divertida e diferente. Foi muito trabalho, mas interessante e bom".




3. "No Tribunal da Língua Pátria 1, a professora Lucinéa Wertz sugeriu o debate e julgamento sobre  os Preconceitos diversos, especialmente, O Homossexualismo. Deste assunto, fizemos uma longa e completa pesquisa, na qual aprendemos todos tipos de crime nesta área e os Direitos, Deveres e Garantias de cada um pela Constituição Federal Brasileira".

4. "Ficou claro para mim e para os meus colegas de classe: Fora o preconceito! BASTA DE VIOLÊNCIA! O que queremos hoje é um país justo e sem preconceitos, SEM VIOLÊNCIA. Que as pessoas possam viver em paz como irmãos, amigos de verdade".

5. "Combinamos com a professora que nossos dois teatros, chamados de TRIBUNAL DA LÍNGUA PÁTRIA 1 e 2, fariam parte do nosso Programa Cultural do Sebinho LUTA pela Leitura/2007 - evento difícil, mas riquíssimo em conteúdo, que eles seriam a parte principal da SEMANA LUTA PELA LEITURA, feita pelo meu segundo ano, só com quatorze alunos, mas corajosos e fortes, como leões, valendo por quarenta alunos ou mais"! E, partimos para a LUTA!!!

6. "Essa ideia foi ótima! Fique cheio de orgulho, não vou mentir, me senti um advogado de verdade, defendo os fracos e oprimidos, como dizia a professora. [-Olhe eu na foto!]. Fora a dor de barriga, tudo deu certo. Foi sensacional! Primeira vez que o ENSINO MÉDIO FEZ COISAS DE ADVOCACIA NA ESCOLA, nem as faculdades, eu acho, fizeram tão legal"!

7. "Espero que tenha mais esse tipo de Tribunal na escola, se deu certo um e dois/; o governo deve investir mais nisso".

8. "Deu certo, os tribunais ajudaram os alunos na busca da LEITURA PRAZEROSA, assim tivemos que ler muito e ter mais interesse pelos livros. Parabéns professora Lucinéa Wertz! Quero ser você amanhã: Professor Luciano Alves"!



9. "Quando as coisas começaram a dar certo, outros alunos se ajuntaram a nós, a professora trouxe outros Soldados de outras escolas e, aí os Tribunais ficaram completos, até o CORPO DO TRIBUNAL DO JÚRI foi composto por parceiros de outras escolas e pessoal dos Direitos Humanos e, tantos outros, até a OAB/JOVEM esteve com a gente neste tão ousado evento de ENSINO MÉDIO - o Direito nas Escolas Públicas, como dizia a nossa MãeMiga e professora Lucinéa Wertz".

10. "Aprendi com ela que devemos IR além na LEITURA, pois com esta descobrimos nossos Direitos e Garantias e que antes de tudo devemos cumprir nossos DeveresSERMOS EXEMPLOS"!

11. E se Direitos são iguais para todos, então, por qual motivo, nem todos podem ler ou não sabem ler??? As nossas consciências que devem ser modificadas. FICA A DICA!!!

12. E, PARA MUDAR:  só acontecerá se quisermos LER.

Nenhum comentário: