sexta-feira, 30 de março de 2012

CRASE -RAPIDINHAS~~

* UM DOS CASOS EM QUE OCORRE A CRASE *

 'OBRIGATORIAMENTE':

a)- Quando o termo regente exige a preposição a, e o termo regido admite o artigo feminino a ou as. Compare:

. Dirija-se à biblioteca da escola.
( O verbo dirigir-se  exige a preposição a, e o substantivo biblioteca admite o artigo feminino a.)

sexta-feira, 9 de março de 2012

RAPIDINHAS - Pronomes de tratamento


Qual é o pronome de tratamento a ser utilizado para vereadores? Baseada nas Normas de Comunicação em Língua Portuguesa, de Hêndricas Nadölskis, sempre utilizei Vossa Senhoria. É possível ter havido alteração para Vossa Excelência? Regina Eli, São Paulo/SP


O uso do pronome de tratamento Vossa Senhoria (abreviado V. Sa.) para vereadores está correto, sim. Numa Câmara de Vereadores só se usa Vossa Excelência para o seu presidente, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (1991). Particularmente, vejo um pouco de exagero nisso – bastaria Vossa Senhoria para todos, mas entendo que o Manual teve de generalizar, sugerindo então o emprego de Vossa Excelência também aos presidentes das Câmaras Municipais, já que este é o tratamento fixado para presidentes de casas legislativas como Assembleias, Senado e Câmara.



Aproveitando o tema, disponibilizamos a listagem das autoridades a quem se sugere tratar, nas comunicações oficiais, por Vossa Excelência (ou, de forma abreviada, V. Exa.):



No Poder Executivo
- Presidente da República, Vice-Presidente, Secretário Geral, Chefe do Gabinete Militar, Chefe da Casa Civil, Procurador Geral, Consultor Geral e demais cargos ligados à presidência da República
- Ministros de Estado e Secretários Executivos dos Ministérios 
- Governador, Vice-Governador e Secretários de Estado
- Embaixadores
- Prefeito Municipal



No Poder Legislativo
Presidente, Vice-Presidente e membros do Senado Federal 
Idem Câmara dos Deputados 
Idem Assembleias Legislativas estaduais
Idem Tribunal de Contas da União e estaduais
Presidentes das Câmaras Municipais

No Poder Judiciário 

Presidente e membros de todos os Tribunais, vale dizer: ministros, desembargadores, juízes e promotores (cf. Não Tropece na Língua 241)
Nas Forças Armadas
Chefes de Estado-Maior das três Armas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e oficiais generais. 

Outros

Reitores de universidades.



Ao endereçar correspondência a esses senhores (ou senhoras, bem entendido), escreva na primeira linha: (Ao) Excelentíssimo Senhor ou (Ao) Exmo. Sr. / (À) Exma. Sra. (os parênteses dão a entender que é optativo o uso da preposição).



Em tempo: a fórmula por extenso é uma exigência somente para Presidente da República e Governador de Estado, mas pode ser estendida para as demais autoridades, pois com o advento do computador ficou mais fácil usá-la (já imaginaram quanto se gastava para datilografar Vossa Excelência cada vez que esse tratamento aparecia no texto?). No entanto, o redator precisa ser coerente usando ou todas as formas abreviadas ou todas por extenso – inclusive “doutor” – desde o endereçamento.



Emprega-se Vossa Senhoria para se dirigir a quem não está incluído nas listas acima, ou seja: vereadores, advogados, diretores de escolas, gerentes, chefes e dirigentes de empresas, padres, pastores e oficiais até coronel. Neste caso, comece o endereçamento com Ao Senhor / À Senhora, e não com “Ilmo. Sr. / Ilma. Sra. / Ilustríssimo Senhor” (ver, a propósito, Não Tropece na Língua 083 – Para melhorar sua correspondência).

PRÍNCIPE DO RIO ACRE - Claudemir Mesquita | MULHERES TYSUNAMES

PRÍNCIPE DO RIO ACRE - Claudemir Mesquita | MULHERES TYSUNAMES:

'via Blog this'